FAQ - Perguntas Frequentes |
(*) Atenção! As informações aqui prestadas no FAQ não dispensam a leitura do Edital 001/2017-PMF. Mostrar tudo | Fechar tudo- Dúvidas gerais
- Como posso receber informações e esclarecer dúvidas?
- As informações relativas ao processo de seleção estão inseridas no Edital do Concurso Público ou do Processo Seletivo. Caso o candidato não encontre a informação ou tenha alguma dúvida poderá se dirigir à Central de Atendimento, localizada no Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, sede da FEPESE, Florianópolis (SC), ou, ainda, por contato telefônico (48) 3953-1030/(48) 3953-1032 e por e-mail concursos@fepese.org.br.
- Qual a diferença entre concurso público e processo seletivo?
- O Concurso Público tem por objetivo o preenchimento de cargos públicos de provimento efetivo, decorrido o prazo do estágio probatório, o servidor adquire estabilidade. Já o Processo Seletivo tem por finalidade atender necessidades temporárias e excepcionais da Administração Pública, ou seja, a contratação será por tempo determinado.
- Existe alguma bibliografia específica que possa ser utilizada para o estudo no concurso público ou processo seletivo?
- Não há indicações de bibliografia para os concursos públicos e processos seletivos que realizamos. As matérias que serão exigidas nas provas estão relacionadas no edital de abertura do certame.
- Como posso atualizar/corrigir meus dados?
- O candidato poderá atualizar/corrigir seus dados pessoais cadastrados no momento da inscrição, quando possível, pelo e-mail do concurso da FEPESE, de acordo com as normas estabelecidas pelo Edital. Após a homologação do resultado final a atualização/correção deve ser realizada perante o órgão realizador do certame.
- Posso pedir a restituição do valor da inscrição?
- Pelas regras do Edital não é possível restituir o valor da inscrição.
- Dúvidas no processo de inscrição
- Como devo proceder para me inscrever num concurso público ou processo seletivo pela internet?
- Para realizar a inscrição basta acessar o site da FEPESE, escolher o concurso público ou processo seletivo do qual queira participar, no link do certame vá à aba Inscrição, faça o preenchimento dos dados e após preenchê-lo terá acesso para a impressão do boleto bancário, que deverá ser pago dentro do prazo estipulado.
- O que acontece se o candidato realizar a inscrição e não efetuar o pagamento da taxa?
- Caso o pagamento da taxa de inscrição não seja efetuado, a inscrição não será homologada, sendo cancelada automaticamente o pedido de inscrição. Vale informar que somente são homologadas as inscrições após o efetivo pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido.
- Meu boleto bancário de inscrição impresso está com prazo para pagamento vencido. Posso efetuar o pagamento mesmo assim?
- Não. O candidato só poderá pagar o boleto bancário dentro do prazo lá informado ou até o dia estipulado no edital. Deve o candidato observar os limites de horário de cada banco e da sua região. Não é recomendado o pagamento em lotéricas.
- Posso realizar mais de uma inscrição?
- Somente é permitido ao candidato realizar mais de uma inscrição no Concurso Público ou Processo Seletivo desde que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas, devendo, para tanto, efetivar as inscrições para cada cargo, bem como pagar as respectivas taxas de inscrição. Nessas situações é imprescindível a leitura atenta do Edital.
- Realizei mais de uma inscrição, qual será considerada?
- Quando não for permitida a inscrição para mais de um cargo e o candidato tiver realizado o pagamento de todas as inscrições, será considerada válida apenas última inscrição recebida pela FEPESE.
- Posso alterar o cargo para o qual me inscrevi?
- Não. Após o preenchimento do requerimento de inscrição não é mais possível o candidato alterar o cargo para o qual se inscreveu. Poderá, se assim desejar, realizar nova inscrição, sendo necessário novo pagamento da taxa de inscrição.
- Após realizar a inscrição via internet é necessário enviar alguma documentação para efetivar a inscrição?
- Quando será necessário comprovar os requisitos exigidos para o cargo que pretendo concorrer?
- A comprovação dos requisitos exigidos no Edital deverá ser feita no momento da nomeação, junto ao órgão contratante.
- Para inscrição preciso entregar os documentos que constam no edital como requisitos básicos para investidura no cargo?
- Não. Para inscrição não é exigida a comprovação dos pré-requisitos para o cargo. Tais documentos deverão ser apresentados no momento da nomeação.
- Onde tenho a confirmação de que a FEPESE recebeu o valor pago pela inscrição?
- A confirmação do recebimento da taxa de inscrição será realizada quando da homologação das inscrições, em data indicada no Edital. Se o nome do candidato estiver relacionado na listagem para o cargo que se inscreveu, significa que a inscrição foi efetivada, caso contrário, o candidato deverá entrar com recurso dentro do prazo definido no Edital.
Veja como entrar com Recurso
- Meu nome não consta na lista de homologados, o que devo fazer?
- Após realizar o pagamento dentro do prazo e seguindo todos os requisitos previstos em edital, o candidato deve aguardar a lista de inscrições homologadas. Após verificar a lista correspondente ao seu cargo, se o candidato não encontrar seu nome dentre os inscritos, deverá interpor recurso, anexando o boleto e o comprovante de pagamento para que seja possível conferir as alegações apresentadas.
Veja como entrar com Recurso
- Dúvidas sobre as provas
- Como o candidato toma conhecimento dos locais e os horários das provas?
- Os locais de realização das provas são publicados no site do respectivo concurso ou processo seletivo, conforme estabelecido em edital. Os horários e datas são informados no Edital. Vale ressaltar que é de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado. Tais informações não são disponibilizadas por telefone.
- Que documentos o candidato deve apresentar no dia de provas?
- A entrada nos locais de prova será permitida mediante a apresentação de documento de identificação. Em caso de perda, furto ou roubo do documento de identidade original, o candidato deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias. O candidato deve procurar a Coordenação Geral para os procedimentos necessários.
- Quais são os documentos de identidade aceitos?
- São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelo Corpo de Bombeiros Militar, pelos Conselhos e Ordens fiscalizadores de exercício profissional, passaporte, certificado de reservista (com foto), carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.
- O que o candidato pode utilizar para realizar a prova?
- Durante a realização da prova é permitida a posse e uso unicamente dos seguintes materiais: Canetas esferográficas feitas com material transparente com tinta das cores azul ou preta; documento de identificação e comprovante de pagamento da taxa de inscrição; e se assim desejar água acondicionada em vasilhame transparente sem rótulos ou etiquetas. Qualquer outro material que o candidato esteja portando deve ser armazenado em saco plástico identificado e depositado em local determinado pelos fiscais de sala. A FEPESE não se responsabiliza pelos pertences levados pelos candidatos. Levar para o local de provas apenas os pertences imprescindíveis.
- O candidato pode levar o caderno de provas para casa? É permitido anotar as respostas?
- Não é permitida a saída do caderno de provas do local de provas. O candidato poderá se retirar do local de realização das provas apenas com o “mosquitinho” (grade para anotações de respostas), onde poderá constar anotações das alternativas escolhidas em prova. Quando do término da prova ou no horário determinado pelo Edital, o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o caderno de prova e cartão resposta.
- O que preciso apresentar para a etapa de Prova de Títulos?
- Para participar da prova de títulos o candidato deve fazer a leitura atenta do edital e apresentar os documentos que entender pertinentes para a pontuação. O candidato deve observar os requisitos exigidos pelo edital, cópia simples, autenticados ou originais, prazo de emissão, entre outros. Vale ressaltar que os títulos entregues que são pré-requisitos do cargo não pontuam. Os documentos entregues não serão devolvidos.
- Dúvidas sobre recursos
|
|
|